
Um objeto muito popular tem se tornado, rapidamente, o novo queridinho das academias de todo o mundo. Os exercÃcios com bola são responsáveis por auxiliarem na prática de atividades para diversas partes do corpo. As bolas de academia, conhecidas também como bolas suÃças, se diferenciam de outros equipamentos, aparelhos e acessórios porque trabalham os músculos-base.
Esses músculos são aqueles considerados essenciais para que o corpo tenha estabilidade e que a pessoa tenha uma boa postura, mas que acabam sendo negligenciados em equipamentos de posição fixa.
Hoje, vamos conhecer alguns exercÃcios com bola que podem ser feitos de maneira simples e que trabalharão o seu corpo de forma ágil e eficiente.
A versatilidade da utilização das bolas na prática de exercÃcios, permite que diversas áreas do corpo sejam trabalhadas de forma equilibrada e com muita funcionalidade. Conheça, a partir de agora, alguns dos principais exercÃcios com bola que você já pode começar a fazer na sua academia.
1. Abdominais com bola
Esse exercÃcio é uma das melhores formas de treinar os músculos abdominais. Mais confortável do que as abdominais tradicionais, essa prática permite que os músculos do abdomên se contraiam com uma amplitude de movimento maior do que é possÃvel, em movimentos realizados no chão.
Como fazer: sente-se sobre a bola e deslize até que ela apoie a sua coluna lombar. Abra as pernas até ficarem com a largura dos seus ombros e comece a fazer o movimento padrão de abdominal. Contraia o seu abdomên durante todo o exercÃcio.
2. Agachamento com apoio na parede
Este exercÃcio trabalha todos os músculos das pernas, da coluna lombar e, claro, dos glúteos.
Como fazer: para começar, apoie a bola na parede e encoste-se nela, de forma ereta. Com as mãos no quadril, contraia os músculos do abdomên e flexione os joelhos. Então, role a bola com as costas lentamente até que as suas coxas estejam paralelas ao chão. De forma lenta, realize o movimento inverso até que você volte à posição inicial. Durante os exercÃcios, concentre a atenção nos músculos das suas coxas.
3. Extensão de trÃceps
Este exercÃcio é muito importante, pois consegue trabalhar, de forma simultânea, os trÃceps e os músculos interiores e exteriores do antebraço.
Como fazer: o primeiro passo para esse exercÃcio é deitar-se com os antebraços posicionados sobre a bola. As pernas e as costas devem manter-se esticadas. Então, basta elevar-se para cima e rolar a bola suÃça até que os seus braços estejam também esticados. Volte lentamente à sua posição inicial.
4. Ponte reversa
A ponte é um dos mais conhecidos exercÃcios de tonificação muscular. A ponte reversa, realizada com a ajuda da bola, consegue trabalhar o quadrÃceps, o interior da coxa e a panturrilha.
Como fazer: para fazer a ponte reversa, você deve deitar-se de costas para o chão e apoiar os seus pés na bola. Colocando sua força nas pernas, eleve as suas costas, mantenha-se por um tempo nessa posição e comece a abaixar de forma gradativa. É importante que a sua coluna esteja sempre ereta para que não ocorram lesões.
5. Prancha isométrica
Esse exercÃcio, também bastante conhecido, ajuda a trabalhar o abdomên, os ombros e os músculos das costas.
Como fazer: não há segredo para realizar a prancha isométrica. Mantenha as pontas dos pés no chão e, quase deitado, apoie os cotovelos e os antebraços na bola. Mais uma vez, mantenha o corpo reto.
Agora que você já sabe como os exercÃcios com bola conseguem, sozinhos, trabalhar vários grupos musculares do seu corpo, que tal começar logo a praticar suas atividades com esse acessório?
É importante, no entanto, que antes e durante a prática de qualquer atividade fÃsica você esteja acompanhado e sob monitoramento de um profissional da área. É ele quem vai corrigir seus movimentos, ajustar sua postura e orientá-lo corretamente sobre a quantidade de repetições em cada um dos exercÃcios.
Se você quer continuar por dentro de notÃcias, dicas de exercÃcios e novidades sobre o universo da prática esportiva, não deixe de assinar a newsletter da Nad’arte para não perder nenhuma novidade ou promoção.