folhas na dieta

Dietas saudáveis devem conter porções equilibradas, com cores diversificadas. As folhas na dieta destacam o tom esverdeado do prato, mas desagradam muitas pessoas por seus sabores característicos.

Elas contribuem com altos índices de vitaminas e minerais importantes para saúde e bom funcionamento de todo o organismo.

Sabendo que os benefícios são diversos, confira algumas dicas para garantir folhas na dieta mediante um cardápio motivador e funcional!

1. Couve

Pode ser consumida crua ou refogada. A ingestão regular promove a saúde do sistema circulatório e previne sangramentos excessivos.

Essa folha é fonte de vitaminas A, B5, C e K (essa é importante para a saúde óssea, como o cálcio, pois é capaz de reduzir a possibilidade de osteoporose).

A couve pode ser importante para o funcionamento regular dos intestinos, proporcionando efeitos anti-inflamatórios e desintoxicantes. Ela favorece a eliminação das toxinas indesejáveis do organismo, comprovando a importância das folhas na dieta.

Fibras e antioxidantes beneficiam não só o metabolismo, mas também o sistema cardiovascular, prevenindo ataques cardíacos, arritmias e demais irregularidades.

2. Espinafre

Pode ser consumido cru, cozido ou refogado. Ele marca presença em saladas simples ou até mesmo nas receitas mais elaboradas, como tortas e molhos.

Além disso, prepará-lo no vapor possibilita que as propriedades nutricionais sejam preservadas.

Ele é fonte de vitamina A, complexo B, C e minerais — ácido fólico, ferro e selênio. Estes se mostram oportunos para garantir efeitos antioxidantes.

Quem deseja obter melhor desempenho nos treinos deve saber que o nitrato contido no espinafre se converte em óxido nítrico. Essa substância é importante para o transporte de oxigênio para os músculos.

3. Acelga

Suas folhas possuem vitaminas A, C, E e K, e minerais importantes, como cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio.

A luteína e zeaxantina são responsáveis pelos efeitos antioxidantes, que auxiliam na prevenção de doenças cardíacas e câncer.

A acelga marca presença em saladas, sopas e receitas mais elaboradas, podendo ser combinada com proteínas e outros alimentos.

4. Alface

Ela é a mais popular nas dietas e possui diversas variações: americana, crespa, lisa, mimosa, romana e roxa. Todas possuem vitaminas A, K e ácido fólico, bem como ferro, fósforo, manganês e potássio.

Para quem sofre com insônia, a alface se destaca por provocar efeitos relaxante e calmante, graças à presença de lactucina.

Pode ser consumida em refeições principais ou saladas, bem como nos lanches, fazendo parte dos ingredientes de sanduíches nutritivos.

5. Rúcula

Com gosto bastante característico, a rúcula se diferencia das demais folhas verdes quando o assunto é teor de ferro. Os benefícios se estendem devido ao percentual de minerais, como cálcio e fósforo, sendo fonte de vitaminas A e C.

Para quem investe em uma dieta alcalinizante, a rúcula fornece clorofila para manter o sangue limpo e alcalino.

O mais recomendado é degustá-la crua, em saladas com folhas diversas, mas pode ser utilizada em pizzas e sanduíches saudáveis.

As folhas verdes são alimentos completos, que combinam saúde e boa forma. Ademais, promovem benefícios para uma melhor estética e qualidade de vida.

Se você quer inovar seu cardápio e sair do “frango com batata-doce”, utilize as folhas na dieta. Além disso, mantenha-se continuamente motivado, para que, cada vez mais, esteja próximo de seus objetivos.

Gostou das nossas dicas? Aproveite e curta nossa página no Facebook e receba todas as nossas novidades!

Escrito por Academia Nadarte